Olá, sou Marcelle Rebelo, bibliotecária, mentora e coach de empreendedores com propósito, na Biblio Ideias School e neste primeiro post, inauguro o meu blog novo (confira o antigo AQUI) com a entrega de um combinado feito em nossa lista de e-mail: Conteúdo criativo e sustentável.
Eu prometi trazer as dicas de marketing e empreendedorismo que podemos sacar de cada episódio desta série incrível, que traz Emily, imigrante americana, jovem mulher, em Paris (sem saber falar francês e com situações que beiram à xenofobia e rejeição da sua nova equipe de trabalho, sexismo e assédios, mas com muita vontade de realizar sua missão, driblando cada chatice dessas). Emily nos ensina muito e recomendo a série do Netflix.
Então bora lá ao prometido? Lições de marketing digital e empreendedorismo da Emilly in Paris no episódio 1:
No episódio 1, a Emily não hesita em aproveitar a oportunidade e mudar-se para Paris e assumir o lugar da sua chefe, que não pode embarcar por descobrir-se grávida.
A Emily propõe ao namorado passar um tempo com ela em Paris e muda-se. Ao chegar ao seu apartamento, ela descobre a primeira diferença cultural, o térreo é o primeiro andar, assim como aqui em Portugal. E a Emily precisa subir muitas escadas com suas malas e sempre pensa que o quarto é o quinto andar e bate na porta do lindo vizinho.
Ao chegar na empresa, a agência de marketing Savoir, a Emily é totalmente rejeitada. Esperavam sua chefe, mais velha, mais experiente e que fala francês. Ainda assim, usa o Google tradutor e manda ver, ignorando a recepção nada amigável.
Confesso que me vejo em muitos momentos como Emily, já que viver em um lugar totalmente diferente de onde crescemos é desafiador. Mas, é uma aventura compensadora. Como o objetivo aqui é falar de marketing digital e empreendedorismo, vamos a isso:
Lição 1: Abra-se ao novo, lance-se a novos desafios e aproveite oportunidades. Confie na sua experiência, disponibilize-se a somar. Mesmo que não estivesse em seus planos e que você não tenha se preparado exatamente para uma oportunidade, abrace-a! Esteja atenta ou atento ao que acontece ao seu redor e se jogue nas oportunidades, sem sabotar-se por não estar pronto ou pronta ainda.
Lição 2: Why are you shouting? Por que você está gritando? O Luc pergunta à Emily em sua primeira reunião de trabalho. A Emily diz: Desculpe! Baixa o tom e continua a expor sua ideia de estratégia. Atenção! Seu chefe, sua equipe de trabalho ou parceiros são seus primeiros clientes e você precisa ajustar seu "tom" de voz a todos. Inclusive à sua persona e é isso que a Emily traz na sua primeira reunião. Então: Ajuste do seu "tom de voz".
Lição 3: Não é só uma questão de números! A Emily surpreende-se ao saber que a Patricia (que saiu da reunião por não saber inglês) é a responsável pelas mídias sociais, mas continua a explicar que Savoir, a agência onde foi trabalhar, tem clientes enormes como Chanel ou YSL, mas, precisa construir sua própria marca na internet e para construir uma marca na internet é necessário ter o engajamento nas mídias sociais. E isso tem a ver com 4 pilares: Conteúdo, confiança, interesse e engajamento.
Como você imagina ou tem trabalhado esses pilares na construção da sua marca? Comente!
Então, daqui a 15 dias, volto com a série Emily in Paris e lições de marketing digital e empreendedorismo.
Na quarta que vem venho falar de Planejamento e organização e você pode receber o e-mail com dicas e exercícios AQUI.
Se preferir assista ao vídeo AQUI
Ou no podcast AQUI
Veja o trailler da série.
Ah, se conferir o episódio, comente o que você acha que foi uma grande sacada de marketing ou de empreendedorismo, que eu não comentei.
Fique bem!
Até a próxima!
E lembre-se, todos somos influenciadores!
Comments