top of page

O dia em que uma Changemaker me levou à India


ree

No dia 8 de março, eu e a Teamer Natacha fomos convocadas pela Camila Rodrigues das @mulheres.a.obra para representarmos as MAO no Roctaract de Póvoa de Varzim. A sessão terminou no horário do almoço e estávamos famintas.


Chovia e ventava muito. Pareciam as águas de março fechando o verão no Brasil ,mas eram as águas da Primavera aqui em Portugal...rs e então, eis que a Natacha, minha parceira, anja do Instituto Menssana me fala: Você não sonha em ir à India? Hoje vamos à Indi, Marcelle.


No meio da chuva e do vento, eu via um letreiro que dizia Grill Oven, restaurante Indiano e eu perguntei: você conhece esse restaurante? Natacha é natural de Goa, India e ela disse: não, vamos experimentar? Fazia muito tempo que eu não saia para almoçar fora com alguém com quem trabalho, mesmo porque trabalho online e foi uma sensação diferente e libertadora ao mesmo tempo. Não estava planejado e foi ainda mais rico e inusitado.


ree

A atmosfera era encantadora. O restaurante estava quase vazio. Fomos ao balcão e Natacha viu este forno para fazer os pães (chama-se Tandoor). Natacha ficou muito emocionada porque fazia tempo que nao via um forno desses, só quando vai a Goa na verdade e disse que não conhece nenhum restaurante Indiano em Portugal que tenha esse forno.


Ela pediu para entrarmos na cozinha para que eu visse como era feito o pao eo Sr. deixou. A Sra a fazer o pão não falava português, mas mostrou e falou coisas importantes sobre o processo. O cheiro, a temperatura da cozinha com o forno trouxeram um calor e uma sensação: Estou na India. A família indiana tornou a experiência ainda mais sistêmica.


ree

ree

ree

Sentamos e Natacha fez os pedidos e disse que eu tinha que experimentar essa bebida mágica de manga com côco. Toda vez que penso no restaurante, eu sinto o sabor desta bebida mágica, quase mística.


A decoraçao é linda e passava na TV algo indiano também, a atmosfera era incrível. Os pratos eram muito bem feitos, muito bem temperados e a explosão dos sabores era realmente incrível, puro êxtase. Bem, de repente, eis que a filha do casal, disse que a mãe dela queria falar comigo. Levantamos e falamos em inglês com o pai e a filha, que traduziam para a mãe, que ia fazendo perguntas: Sabe o que você está usando? Eu corei e disse: Meu japamala. Não me separo dele. Ela disse: Posso ver? E então eu tirei o Japamala e ela perguntou se eu sabia para o que servia. Então ela e a famiília começaram a discutir se era verdadeiro ou nao e falou o nome da semente. Eu comprei da amiga Joana Leite e ela disse que eram sementes verdadeiras, um amigo que trouxe da India.


Entao na discussao, se era verdadeiro ou não, ela pediu um copo de água e mostrou como usar o japamala como pêndulo e verificar a nossa energia e a energia do local, Ela disse que se fosse verdadeiro, o japamala funcionaria como um pêndulo ao estar posicionado sobre o copo de água. E que máximo: a energia era positiva e eu AMEI aprender algo tão sagrado e genuíno e uma função do japamala que eu não conhecia.


Então ela perguntou porque eu usava o japamala, eu já estava super feliz por saber que as sementes são verdadeiras e o achei mais valioso ainda pela experiência vivida ali com esta família indiana. Eu disse que ouvia mantras e repetia pelas 108 contas e usava como proteção e para me lembrar de me acalmar, de pausar, de respirar. Foi incrível. Então pagamos a conta e fomos para a saída e eles nos acompanharam até a porta.


Natacha lembrou-se das rosas que ganhamos no evento em que fomos palestrar e então ofereceu à filha a sua rosa e eu ofereci a minha à mãe. Nos abraçamos e foi mesmo muito poderoso e uma viagem inesquecível à India. Natacha é uma espécie de fada madrinha e coisas boas acontecem quando estamos com ela. Ela nos ensina que podemos sonhar e já entrar em contato com o nosso sonho, mesmo que fazendo coisas simples, que já estão ao nosso alcance e claro, essa experiência me fez querer ir à India ainda mais.


Ainda mais agora que conheço a Natacha e essa família linda. Quando for lá, sei que vai ter mais significado ainda. A Natacha faz esse tipo de magia no programa Diz Sim aos teus sonhos, no qual estou inscrita e o impacto é muito poderoso. Muitas vezes, entramos no modo automático, ou focamos na criação dos filhos, no trabalho, na rotina, nas tarefas e esquecemos o que nos faz feliz e nos traz alegria.


Eu quero ir à India desde que soube a história do Gandhi, que é libriano como eu e pacifista. Tão relevante a sua mensagem. E a Natacha deu uma ideia, que estamos a confabular no grupo MAOs do Norte. Um encontro das MAO neste restaurante e agora, vamos começar a organizar e sabemos que será uma viagem incrivel!


E assim, fica a pergunta? Que sonho você ainda quer realizar, conte algo que faria sua alma sorrir, como a minha sorriu nesse dia. Sabe o que é poderoso? Eu fiz tanta questao e esforço para minha vida profissional ser só no digital, que me desconectei dessas experiencias físicas, tao comuns, quando trabalhamos e temos uma equipe.


Um gesto simples como convidar sua parceira, cliente ou colega de trabalho para almoçar, faz toda diferença no dia e torna o processo do trabalho mais rico e humanizado. Nós, empreenderas temos o hábito de nos isolar e de trabalhar até realizar o que queremos e achamos que quanto mais fizermos, mais resultado teremos e terminamos esgotadas, por isso. Saia do casulo, conecte-se de verdade com alguém, que pode ser uma co-criadora como você.


E sabe por que isso aconteceu? Pela cultura da Team MAO, que tem como premissa, encontros 1:1, almoços e eu hesitei muito em adotar essa cultura e também não tinham tantas MAOs no Norte. Por isso hoje, com nossa coordenação de mulheres voluntárias, estamos com um calendário recheado de experiências trimestrais aqui no Norte.


Empreender pode ser mais leve, divertido e em boa companhia. Só tenho a agradecer as MAO e à Natacha e por todas as boas oportunidadesq ue tenho tido. Como diz a Terapeuta Maria Raio de Luz, essas vivências e experiências são essenciais para cuidarmos da nossa saúde mental. Já convida aquela amiga para ir almoçar ou tomar um café com você e faz foto e me marca @biblioideias que vou amar ver o seu movimento!


Ps: Aproveite as Conexões virtuais e também presenciais do Juntos Vamos Mais Longe, nosso coletivo empreendedor, que integra donos e donas de negócios do Brasil e de Portugal. Você não está só, bora juntos, que é melhor!

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Quero saber mais

Entre em contato!

Responderemos em breve!

©2020 por Biblio Ideias School. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page