top of page
Foto do escritorMarcelle Rebelo

#desafioinstabrand dia 6: Como e porque fazer lives:

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Este artigo faz parte do desafio instabrand, onde em 21 dias oriento alunos e participantes da live a realizarem práticas de branding no Instagram.


Muitas pessoas me procuram e dizem que querem fazer lives, mas tem medo, acham que não estão prontos.


Por que fazer lives?


Uma das fortes tendências para o marketing digital em 2021, o conteúdo ao-vivo segue com tudo. A plataforma Instagram fez várias mudanças, inclusive, como você confere na lista abaixo. O Instagram teve um aumento de 70% no conteúdo em lives no ano de 2020,muito em função da pandemia. Claro que as lives do Instagram chamam atenção e você pode e deve usar esse recurso para se conectar com sua audiência e gerar valor.

Por que as lives são tão importantes na sua estratégia de conteúdo? Porque o conteúdo ao-vivo prende a atenção, por permitir a interação, gera curiosidade.

Ex.: Como é sua atenção para algo que você possa ver e rever, como é o caso dos vídeos? Você coloca o vídeo pra rolar enquanto tá cozinhando, ou fazendo exercício, tomando banho.

O vídeo Ao-vivo exige atenção e propõe interação e você pode criar vários momentos inesquecíveis para os participantes.

Por isso os cursos ao-vivo fazem sucesso e são grande tendência também. As pessoas preferem interagir com os professores.

As lives geram autoridade para você e ou sua marca e são uma forma incrível de crescer o engajamento com sua audiência e crescer organicamente. Pronto para aprender e se animar a fazer lives ou aprimorar o processo? Bora?


Olha isso:


As lives no Instagram agora podem durar até 4 horas, então pense no tempo ideal para suas lives segundo sua rotina, o tema e a disponibilidade da sua audiência.

As lives são tão importantes que o Instagram vai lançar no Explorar função de lives e no app do IGTV mostrando as lives no momento, tal e qual o Tik Tok.

Você vai poder deixar sua live por 30 dias e depois ela desaparece.



Antes de tudo, pense nos temas, reveja suas estratégias. Faça o Canvas, o estudo de persona, aprofunde nas questões e conteúdos que interessam ao seu público e monte uma calendarização para incluir as lives na sua estratégia de conteúdo.


Uma boa forma de escolher temas é pensar no contexto, como você pode apoiar as pessoas no contexto atual, pense nas datas sazonais, que também geram muitos assuntos, como dia dos namorados, mês da mulher, etc. e reflita e anote: quais são as dúvidas do seu cliente? Quais são as objeções para comprar seu produto e ou serviço ou participar de uma comunidade que você ofereça? Mostre tudo isso nas lives da sua marca.


Eu separei dicas por etapas do processo das lives para facilitar:


Planejamento:



1- Tenha um dia e horário para suas lives:


Crie rotina e hábito. Você pode fazer lives espontâneas e mostrar algo interessante, apresentar algo, cantar, puxar papo, mas crie um quadro para seu perfil e envolva sua galera, para que se prepare, traga perguntas etc. Inclua na sua calendarização as lives. Crie séries.

2- Faça collab:


Chame clientes, parceiros e por que não? Chame influenciadores. Isso aumenta seu crescimento orgânico porque mostra que você se relaciona e se preocupa com sua persona, trazendo referências para o assunto que a interessa.

Ex. Projeto 0800 do Vida Veda


3- Faça uma curadoria de assuntos que interessam à sua persona.


Dica extra: caixa de pergunta no Instagram é bom pra isso e ajude sua audiência a formar seu conteúdo. Isso vai trazer engajamento, as pessoas gostam de dar opinião e fazer parte.


4- Agende com antecedência e foque na divulgação.


5-Faça transmídia:

Divulgue a live em outros canais no antes, durante e pós live. Grupos de WhatsApp, Facebook, na sua página, em reuniões, na newsletter. Chame todo mundo!


6- Pense na estratégia. Reprise ou não?

Sua live vai ficar no seu canal ou é só pra quem vier assistir? Pense na sua estratégia.



Preparação:


1- Agende, faça uma arte, distribua em vários canais

2- Faça um roteiro

3- Escolha um lugar com boa iluminação e use um aparelho com bom áudio. Celular ou computador.

4- Apoie o celular em um tripé ou suporte para ter estabilidade.

5- Invista aos poucos em iluminação, áudio, com microfone de lapela e cenário.

6- Comece já com o que você tem.

7- Atenção ao Nível da bateria e qualidade da internet. Acima dos 10 mega. Teste a conexão com alguém em video chamada.

8- Pede pro pessoal de casa não passar atrás e diminuir o barulho

9- Limpe a câmera do celular antes da live

10- Não pire. Mantenha o equilíbrio, a naturalidade e o profissionalismo.

11- Chame alguém que gosta do seu trabalho e de você para participar e fazer perguntas, te dar uma força.

12- Planeje transmitir sua live no youtube e no Facebook com outros dispositivos. Em outros artigos vou dar dicas de softwares que podem ajudar, mas o Zoom ou o Streamyard permitem transmitir no youtube, mesmo que seu canal seja novo e não tenha alcançado 1000 seguidores. O Streamyard permite agendar no Youtube e no modo pró, permite transmitir em dois lugares, como youtube e página ou grupo do Facebook.

13- 5- O Canva Pro permite fazer sua arte gráfica para divulgação em vários tamanhos: Feed das redes sociais, story e capa de evento do Facebook, capa de página para o Facebook e miniatura para o You Tube. Use esses recursos.


Como fazer a live no Instagram?


1- Segurar o botão do Story, arrastar e ver os tipos de vídeo até a aba ao-vivo

2- Você pode usar dois equipamentos e transmitir em outro lugar, como o You Tube ou Facebook ou em algum grupo que você mobilize ou participe e tenha autorização para isso.

3- O Zoom permite transmitir em canais do You Tube com menos de 100 seguidores.

4- O Streamyard permite transmitir em dois lugares no modo pró e permite agendar suas lives, gerando avisos e lembretes no youtube.

6- Posicione a câmera na altura dos olhos.



A live começou:


1- Comece com uma música, use efeitos, seja divertido!

Interaja com as pessoas, fale o nome delas, agradeça a presença, crie empatia e faça uma pergunta para as pessoas comentarem. Peça para mandarem a live para alguém.


2- Você pode criar uma meta de participantes para entregar algo de valor.


3- Convide os seguidores para entrar na sua live e interagir. Se for cliente, pode falar sobre algo que esteja experimentando a nível de seu produto e serviço. Basta ver todas as pessoas que estão on-line e convidar para participarem da live. As pessoas também pode solicitar para participar. Se precisar ajuste o enquadramento


4- Se tiver dificuldades técnicas, barulho, avise às pessoas. Use um fone para diminuir os ruídos.


5- Não vem ninguém pra live? Sorria, brilhe e continue. Capriche e respire. Chame as pessoas com o aviãozinho e mande o link para uma lista de transmissão, coloque em grupos da família, peça uma força para uma galera ir e fazer perguntas, se você estiver começando. Lembre-se que a live vai ficar gravada e você pode usar uma ferramenta e baixar o vídeo e distribuir o conteúdo no seu blog ou site, Facebook e You Tube. O instagram vai avisar aos seus seguidores que você está ao-vivo e isso gera curiosidade. Saude quem chegar a diga sobre o que é a live.


7- Pergunta difícil ou que você não sabe? Sorria e assuma que você não sabe, diz que vai se informar ou trazer um convidado para fazer outra live, agradeça a colaboração.


Para terminar a live:


1- Após 4 horas o Instagram vai fechar automaticamente e corre o risco de não salvar. Se terminar antes desse tempo, clique no X

2- O Instagram vai perguntar se você tem certeza que é para terminar.

3- Salve no IGTV ou se já tiver a função e for parte da sua estratégia, deixe disponível por 30 dias.

4- Faça a descrição, marque quem você precisa marcar (referências, convidados) e indique as Call to Actions da sua live.


A live acabou:

1- Baixe o vídeo e distribua, usando sites que fazem download de vídeos do Instagram, como o Instawload. Você pode patrocinar no Facebook ou no You Tube.

2- Envie o link para as pessoas por WhatsApp ou na sua comunidade do Facebook ou na sua newsletter.

3- Assista a live e anote pontos altos para repetir e pontos fracos a melhorar.

4- Peça feedback de clientes próximos e amigos.

5- Faça um clipping com todas as suas lives.

6-Unidades no Facebook.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page