Um exemplo e uma inspiração! Veja a Estratégia de marketing nas mídias sociais da Netflix para dar voz e trazer os povos indígenas, personagens centrais da segunda temporada de Cidade Invisível.
Ontem foi dia dos povos indígenas e quero recomendar uma série que traz representantes dos povos indígenas como atores, o que me encantou, já que tenho um apreço enorme por este tema. Para o lançamento, houve uma super ação do Netflix no Instagram, Twitter e Tik Tok para trazer visibilidade e representatividade dos povos indígenas e abordar questões atuais enfrentadas pelas pessoas dessas comunidades.
Um verdadeiro exemplo de Criatividade e propósito em ação usando a arte cinematográfica e as mídias sociais para dar voz e trazer luz a essa questão. Uma super inspiração para você trazer mais propósito para sua marca.
A Série Cidade Invisível da Netflix roubou meu coração por trazer em ritmo de aventura e ação, lendas brasileiras e questões sociais importantes, além de mostrar lugares incríveis do Brasil a partir de personagens míticos. Babei pela temporada 1 e revisitei lugares no Rio que AMO! Fiquei ansiosa pela continuidade e ao assistir a Temporada 2, fiquei totalmente encantada com o contexto onde a trama se passa, em Belém do Pará, na Amazônia que ainda não conheço e é um lugar não muito explorado pelo cinema, clips musicais e outros projetos visuais que mostram o Brasil. Sem dúvidas, sem MIMIMI, cheio de ação e suspense, a série traz questões atuais enfrentadas por povos originários como os indígenas no Brasil, a partir da ganância e do garimpo e chama atenção para a importância da preservação das crenças originárias e do meio ambiente.
A preservação da cultura, das entidades leva a crer que é um caminho para a preservação da natureza onde vivemos e da nossa própria natureza.
Ermelinda Yepario, de origem indígena, que interpreta lindamente a Pajé Jaciara gravou um vídeo em Tukano, sua língua nativa e foi exibido na véspera do lançamento, com um apelo para que as pessoas enxerguem o que não conseguem ver sobre os provos originários.
Ela fala Tukano durante a sua atuação maravilhosa na série. Veja Aqui
Além do vídeo lançado com este apelo, a @Netflix criou a hashtags #CidadeInvisivel e #HistoriasVisiveis. Clique nas hashtags e veja as publicações (aliás, essa é a importância da hashtag, indexar, reunir publicações de um tema e fazer uma espécie de exposição virtual. Você tem uma hashtag própria?).
Influenciadores indígenas foram convidados a fazer publicações, comentários e interações acerca das crenças originárias, preservação ambiental, representatividade e muito mais. Foram eles: Karibuxi no Twitter; @weena_tikuna e Maickson @opavulagem no Instagram; e Odaldeia e Cunhaporanga no TikTok.
Além disso, o @netflix fez uma live com os atores Zahy Tentehar, @zahytentehar que interpeta a entidade Maria Caninana e o ator Marco Pigossi, que interpreta o investigador da Polícia Ambiental, Eric na série.
Certamente esses influenciadores indígenas foram escolhidos porque fazem um trabalho com muita consistência e relevância sobre o tema. Por isso, se você quer ter autoridade, seja ativista em seu tema! Mergulhe fundo e crie e compartilhe conteúdo! Isso vai te trazer resultados e parcerias incríveis.
Para celebrar essa data importante durante o mês de abril, super recomendo que você assista à série e siga esses influenciadores e atores indígenas ou ligados a questões indígenas e visite essas hashtags para se informar e aprender sobre os povos originários e a contemporaneidade.
Faça publicações sobre este tema e ajude nesta causa. Dá para falar sobre várias questões, dependendo do seu nicho: beleza, cuidados pessoais, saúde, cultura, música, valores, proteção ambiental, receitas, enfim, é um grande universo.
O que os povos indígenas tem a ver conosco e por que devemos nos importar? Essa é uma ótima reflexão. Aproveite para comentar suas impressões sobre isso e vamos continuar esse papo.
Comentarios